As redes sociais representam um poder de comunicação enorme. E tem sido uma maneira de consumidores causarem impactos em muitas empresas por meio de reclamações por motivo de insatisfação. Muitas dessas empresas ainda não tomaram conhecimento do poder das redes sociais.
Grandes marcas já utilizam das ferramentas que as redes sociais proporcionam para estreitarem seus laços com seus clientes e criarem uma forma de relacionamento onde podem coletar opiniões, informações e divulgar a marca, com interesse de aumentar suas vendas através da web e utilizando o poder que as redes possuem.Esse poder que significa força, que é encontrada no relacionamento entre as pessoas e na facilidade de comunicação e velocidade que a internet proporciona ao se disseminar uma mensagem, com intenção de atingir as pessoas que possuem os mesmos ideais e pensamentos a participarem juntas para conseguir o que querem.
Atualmente as grandes manifestações no Brasil são exemplos de força, do poder que as redes sociais possuem, onde as tecnologias atuais proporcionam de maneira rápida e fácil a reunião de milhares de pessoas em um mesmo lugar para lutarem por um objetivo em comum e utilizando as redes para realizarem a comunicação dos acontecimentos em tempo real.
Em todas as suas formas de utilização, as redes sociais são pouco exploradas para se conseguir algo que beneficie de uma maneira geral a população de um país com interesse em se resolver os problemas da sociedade. As redes sociais permitem a ajudar a organizar e dar publicidade a propostas que podem realmente gerar valor as pessoas.
As redes sociais tem o poder de unir as pessoas, permitir que elas discutam suas ideias livremente sobre assuntos diversos como sociais, políticos e econômicos, onde é possível expor opiniões e ideais para diversas pessoas e compartilharem as informações capazes de impactar a sociedade.
No Brasil, há aproximadamente 90 milhões de pessoas conectadas, mais da metade do povo das metrópoles está na rede. Num país com menos de 200 milhões de pessoas, contabiliza-se mais de 230 milhões de linhas de telefones móveis. O povo todo está conectado. O sociólogo Manuel Castells, diz no seu livro "Comunicação e Poder" que, com a chegada do digital "emerge uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela possibilidade de enviar mensagens de "muitos para muitos", em tempo real". E complementa: estamos passando da "comunicação de massa" para a "autocomunicação de massa", ou seja, as pessoas não precisam mendigar dos jornalistas de plantão as notícias que rolam no mundo. Basta um celular conectado em rede pra publicar, em tempo real, o que está acontecendo em qualquer lugar do mundo.
